Leão

Período: 22/7 a 22/8
Virtudes: gentileza,  criatividade, romantismo
Defeitos:  egocentrismo, vaidade
Pedras Preciosas: Principal, brilhante ou diamante; complementares, rubi e topázio.
Flores: Heliotrópio, centáurea, malmequer e helianto.
Perfumes: Sândalo, acácia, gerânio e flor-de-laranjeira.
Cores: Verde-claro, dourado, alaranjado e todos os matizes escuros.
Elemento: fogo
Regente: sol
Signo oposto:  Aquário
Palavra-chave:  magnetismo
Frase-chave: EU QUERO

O mínimo que posso dizer dos nascidos entre 22 de julho e 22 de agosto, sob a regência do Sol, é que são pessoas de força e coragem, generosas e resistentes, inflamadas e ativas em tudo. Uma fonte de aplausos diante do entusiasmo criador, mas também um fogo impagável sob o impacto da menor injúria. Joviais sempre, cheias de vitalidade, apreciam tudo o que é justo e edificante. Nunca deixam de condenar a mesquinhez ou a fraqueza. Signo masculino, animal, extrovertido, tem poderosa determinação, produz tendências de nobreza e majestade, mas pode chegar à grosseria, pois de difícil domínio diante do desagrado ou da ira fácil. Leão tem alto grau de força magnética, quase sempre apresentando-se com simpatia. Sensível beleza física e mental, tem liderança bem definida, fala e oratória com estilo ardente. É impulsivo, apaixonado, sem qualquer tipo de medo ou dependência. De muito orgulho, indomável, sem tutelas, coloca-se normalmente no ponto central da liderança, tendo aptidão para influir sobre pessoas e sobre coisas, com elogiável idealismo. Inteligente, tem boas faculdades de observação e percepção. Gosta de pensar por conta própria. É capaz de compreender momentaneamente fatos e teorias, o que lhe dá uma natureza ousada e aventureira, ao lado de opções rápidas e decisivas. Deseja o internauta algum exemplo? Cândido Canela, Fernando Collor, Helvécio Rocha Souza, minhas amigas Carmem Lúcia Antunes, Érika Foresti Pinto, Ivone Tersoni,   Gregória Bispo, o meu querido  filho João Wlader. Outros: Roman Polanski, Mike Douglas, T.E. Lawrence. O senso de visão é agudo e só falha um pouco quando em questões de amor, paixão e emoção, sempre atrapalhando-se, podendo até chegar ao ciúme, um de seus poucos pontos fracos.

Fisicamente e no geral, os leoninos têm cor clara e avermelhada, olhos castanhos ou dourados, azuis ou lindamente verdes, luminosos sempre, de ousada expressão atraente. Os cabelos não tão escuros e no mais das vezes claras, a estatura não muito elevada, o corpo bem feito e harmônico com demonstração de energia e autoconfiança. Com atitude superior. Leão caminha firme e orgulhosamente, como se estivesse pronto a atacar e a dominar.

As mulheres, com uma graça flexível de entusiasmo oculto e palpitante, fazem da meiguice camuflada um esconder de garras selvagens e dardejantes. Os leões causam um estranho efeito sobre as pessoas, o que é engraçado observar, de vez que são eles os que ditam as regras com sinceridade e domínio. São dramáticos, astutos, convincentes, sempre agindo sem desperdício de tempo, com ordens que surpreenderam pela eficiência. De gestos firmes, expressam abertamente aprovação ou reprovação, no que esperam ser obedecidos. São emocionais e lógicos ao mesmo tempo. Sociáveis, não podem ficar sozinhos, já que a vaidade exige admiradores e comandados.

Deserto não é lugar para eles. A vida só serve quando vivida perigosamente, em constante desafios, doa em quem doer, mesmo não gostando  de ferir sentimentos. As pessoas que se adaptem, porque leões, não afeitos ao convencional, nasceram para dirigir e comandar, conduzir e ordenar, sem a mínima inclinação para servir ou obedecer. Simplesmente desdenham a submissão. Mesmo cordiais e amáveis, não se dispõem a contemporizar, fazer concessões. É vencer ou vencer!

O signo de Leão é o trono do Sol. Tem o poder de encantar de frente o astro-rei, com vitalidade maior durante o dia, podendo enfrentar às claras e sem dificuldades os mais intrincados assuntos e é, aí, ue cria novas idéias e expressa pensamentos originais. Quando comete algum erro, costuma reconhecê-lo prontamente e com sinceridade, tudo fazendo para não deixar dúvidas, mesmos as emocionais. É uma virtude o saber reconhecer os próprios fracassos e buscar soluções.

Leões têm sempre bons propósitos e ideais elevados, representando a seção romântica e alegre do Zodíaco. Não é melhor entre o trabalho e a recreação, entre a responsabilidade e a aventura, entre o lar e as viagens? Quanto maior a intensidade emocional, mais o destino é enriquecedor. Nunca ficar no mesmo lugar e por muito tempo, tirar sempre do dinheiro e das posições o melhor que venham proporcionar.

Que cada situação trabalhe a seu favor, mesmo quando Leão corre riscos. E o condão de fazer amigos vale muito, principalmente quando se tem consciência do próprio valor, ou não se recua de nenhum obstáculo. Melhor não envelhecer  espiritualmente, melhor irradiar personalidade marcante, esganando alegria exigindo boas qualidades, adorando  o luxo e o conforto, impondo decisões. Cuidados só com o inimigos ocultos, sempre existentes. Leão é luz, centro de palco, nunca sombra de bastidores. Pobreza só para ver e, assim mesmo, por curiosidade. Conselho é para dar, não para receber. Mais útil proteger do que ser protegido. Fortaleza é mais importante. Melhor explodir e queimar do que ser chamuscado. Que a paixão seja instantânea, que desabroche o amor, alimento da alma. Viver é ter emoções, principalmente quando há beleza e brilho.

A mulher de Leão é um bocado de mulher. E ainda seria maior se não fosse tão narcisista, tão consciente da própria beleza, um luxo tão fascinante. Só dá valor ao original e ao criativo. Não respeita nada mais que não seja lealdade e inteligência, nobreza e dignidade. E ela que tem de escolher, mesmo sendo a escolhida por natureza. Espirituosa, capaz, eficiente, deliciosamente feminina, é de sua formação sentir acima do comum. E por isso gasta horas em frente ao espelho, pois precisa assegurar-se de que é desejada ou admirada. Às vezes, acha que vale por três. Adapte-se, pois, à vaidade dela. Mas não deixe que ela o supere. Homem para leoa tem que ser forte, sócio de grandeza dela, encanto ao lado de encanto. Nem de longe imagine colocá-la detrás de grades. Ela é a liberdade. Seu coração é tão grande como o seu ego, altíssima sua auto-estima. Também não suporta a sensação de ser uma entre as demais. E precisa ter a certeza de que é especial, dona da festa. Passional, não admite descrédito ou indiferença. Conduz e quer atenção, submissão completa ao seu charme. A atenção será sua, sem divisões, com  exclusivismo de afeto. Sabe o que quer e geralmente o consegue. De estimulante só ela, porque depois dela nada mais será igual! Nada abaixo das expectativas, porque amorosa, generosa e ardente  na hora do amor. Tudo, só com paixão e envolvimento. Grande sua capacidade doce cativar. Selvagem, mas doce como mel. Melhor assim, porque o parceiro sai ganhando.

Leões e leoas fazem das refeições verdadeiros eventos de brilho social, chegando a aproveitar as oportunidades como arte de promover. Comendo e bebendo são  deslumbrantes, suaves, sempre sem pressa. Só que a dieta precisa ser rica em elogios e aplausos. Para eles...