1. Todos os seres humanos são médiuns, alguns com grau mais acentuado de sensibilidade, outros com menos, não importando a classe social ou religiosa a que pertençam.
  2. A população de desencarnados é aproximadamente 4 vezes maior que a população de encarnados.
  3. O espírito, quando desencarna, não muda: se foi bom, continuará bom e seguirá para esfera mais elevada. Se for ruim, continuará da mesma forma, com um agravante: ficará por aqui (na crosta do planeta) ou irá para o Umbral ou para as trevas.
  4. Sendo médium, o ser humano esta constantemente em contato com desencarnados que, por sua vez, podem tirar proveito da situação, pois são invisíveis. Os ruins estão sempre em busca de encarnados desatentos para colocar em prática suas atividades malfazejas, seja no sentido de prejudicá-los de alguma forma ou simplesmente induzindo-os ao vício. O pensamento é a sua arma.
  5. O encarnado desatento acredita que todos os pensamentos que vêm à sua cabeça são seus. Grande erro! Boa parte deles pode ser, na verdade, sugestões externas, provindas de espíritos que o acompanham.
  6. Todos os seres humanos, sem exceção, têm seu espírito protetor. Um amigo que lhe quer bem, que sofre quando seu protegido não o escuta. Seus "conselhos" são como inspirações para a prática de coisas boas e construtivas.
  7. Quando o encarnado não dá atenção ao espírito protetor, este se afasta. É quando espíritos trevosos se aproximam; se o encarnado sente algum prazer nos erros que comete, essa relação entre encarnado e desencarnado vai se estreitando cada vez mais, às vezes levando o encarnado à loucura.
  8. É necessário ser vigilante, fazer o bem, coisas construtivas, pois a Lei de Causa e Efeito é clara: se você fizer o bem, receberá coisas boas. A primeira delas é atrair seu espírito protetor.
  9. Os que fazem o bem propiciam boas condições para si. Os que promovem o mal, fazem-no a si mesmos: colhem o que semearam.
  10. Abaixo os maus pensamentos. Não deixe que o usem. Dê atenção somente às boas sugestões. Seja feliz. Instrua-se.